22/05/2019
Notícias Recentes

Amosmid mantem apoio às feiras de saúde no Huambo

Huambo – A Amosmid, empresa privada angolana de gestão em saúde, mantém o seu apoio técnico e pessoal para as feiras de saúde que têm sido realizadas nas comunidades rurais da província do Huambo, por iniciativa da direcção do sector.

A garantia é do director operacional da empresa, Vagno Gomes, tendo salientado que na última feira, realizada a 8 deste mês na aldeia Luvili, a Amosmid reforçou, mais uma vez, a equipa da saúde no evento, o que mostra o seu apoio incondicional.

Referiu que em cada feira de saúde a empresa faz-se presente com os seus dois projectos, o de promoção de saúde (Uhayele) e higiene bucal (Sorriso).

As populações que se deslocam a este evento (feira de saúde) têm sido, de acordo com Vagno Gomes, sensibilizadas com importantes palestras sobre saneamento do meio, higiene bucal, aleitamento materno, uso correcto de mosquiteiros e preparo de soro caseiro.

Enfatizou que depois de terminadas as palestras e o atendimento em estomatologia, as equipas da Amosmid ajudam a organizar o atendimento nos testes de malária, glicemia, medicina.

Afirmou que os promotores, supervisores e agentes de saúde da empresa colaboraram como tradutores de médicos cubanos da Direcção Provincial da Saúde, ao passo que os médicos e enfermeiros da Amosmid têm ajudado nas consultas de medicina, com aferição de tensão arterial.

O director operacional disse também que os agentes de saúde estarão engajados em diversas actividades de campo nos respectivos municípios da província do Huambo, com realce para visitas domiciliárias às famílias cadastradas, a quem transmitem orientações sobre os métodos de prevenção de doenças, criação de aterros sanitárias e auxiliar o encaminhamento das pessoas enfermas ao hospital.

Vagno Gomes frisou que a empresa conta ainda com a parceria das administrações municipais e comunais, no âmbito da criação de estratégias conjuntas viradas à redução da mortalidade nas comunidades rurais, sobretudo provocadas por doenças preveníveis.

Para o êxito da iniciativa, segundo ele, a Amosmid promoveu recentemente um ciclo de formação dos agentes comunitários de saúde, em matéria de noção de território, principais doenças decorrentes do deficiente saneamento básico, importância da desinfecção da água, destino correcto a dar ao lixo, identificação e métodos de prevenção de várias doenças, importância do aleitamento materno exclusivo e doenças preveníveis por meios da vacinação.

A empresa angolana Amosmid actua desde 2008 na província do Huambo, sendo que o seu programa de agentes comunitários de saúde, vulgo Uhayele, está a ser também executado nas províncias do Kwanza Norte, Malanje e Uíge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top