22/05/2019
Notícias Recentes

Nossos projectos

Projecto Sorriso

Vários factores condicionam o surgimento de doenças e influencia o ritmo de sua expansão. O desenvolvimento económico, a forma de organização do governo, o nível educacional da população, assim como características culturais, interferem no processo saúde-doença.

O avanço na área da saúde pública, através de informações na mídia, a inclusão de saúde da família, na qual equipa multidisciplinar composta médicos, enfermeiros e também o estomatologista, leva informações e orientações nos mais variados aspectos em como as pessoas podem ter e manter uma vida saudável, conscientizou diversas comunidades que saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por essa razão, este modelo de saúde pública é adotado em vários países.

O Comunicado Final do Conselho Consultivo do Ministério da Saúde de Angola em 2009, no domínio da Política Nacional da Saúde, inclui e recomenda “que a saúde escolar e buco-oral mereçam uma atenção especial no contexto dos cuidados primários…” Por esta razão, os governos provinciais devem dar consequência à esta recomendação nos orçamentos para a área da saúde e social.

O Projecto Sorriso é o Programa de Saúde Bucal da Província do Huambo, concebido pela necessidade de ampliar os cuidados primários em saúde, orientando alunos com respeito à cultura local, para conseguir aderência da comunidade e real eficácia. A promoção em saúde prima em levar informações à população onde quer que ela se encontre; por essa razão as acções do projecto são realizadas nas mais diversas localidades: sedes municipais, aldeias, escolas com ótima infraestrutura, bem como em escolas nas quais as salas de aula são ao ar livre, no intuito de que um maior número de crianças se beneficie.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projecto Sorriso

Projecto Uhayele

O Projecto Uhayele é um programa que desenvolve acções de atenção primária à saúde nos Municípios da Província do Huambo através da estratégia dos Agentes Comunitários de Saúde – (ACS). Esta estratégia propõe uma nova dinâmica de pensar e fazer saúde, com uma equipa mais próxima de populares, famílias e comunidade. Os agentes são membros da comunidade que são formados por técnicos de nível superior; para promover a saúde e sensibilizar as pessoas na prevenção das doenças de maior importância nos bairros e aldeias dos Municípios envolvidos. Através das suas actividades, o Projecto tem contribuído, significativamente, com a melhoria das condições de saúde da população, com diminuição da incidência e prevalência de doenças como malária, doenças respiratórias agudas, diarreias, desnutrição e também relativo aos cuidados com a gestante, com a consequente redução da morbimortalidade materna e infantil. Dados de Setembro de 2012 apresentam 62.652 famílias cadastradas no Projecto Uhayele, o que corresponde a um universo de 302.420 pessoas directamente assistidas com orientações e práticas essenciais e resolutivas à saúde comunitária.

Clique aqui e saiba mais sobre o Projecto Uhayele

Scroll To Top